ADL – Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã

Turismo

Distinguir personalidades, instituições ou empresas, do concelho da Lourinhã, com um desempenho relevante na promoção do turismo local.

Feira Saloia

A Feira Saloia da Vila da Lourinhã propôs-se levar os Lourinhanenses ao século passado, revivendo momentos em que as pessoas iam à vila vender e comprar produtos. Nesta época o ambiente era genuinamente saloio e de grande animação sendo a Vila, do ponto de vista social e económico, um importante centro da comunidade. A  Feira foi organizada pela União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia,  decorreu durante dois dias e teve o envolvimento dos comerciantes, associações, empresas, artesãos, vendedores, que na sua maioria se encontravam trajados à época.

Agenda do “Ano Wellington”

Pelo vasto e diversificado programa de atividades que decorreram ao longo do ano 2016, no âmbito das comemorações do “Ano Wellington”. O programa teve lugar entre fevereiro e novembro, com atividades para diversos públicos, desde jogos, workshops, passeio pedestre, demonstrações, exposições, jornadas históricas, recriações históricas, entre outros. Durante o ano 2016, foi possível atrair muitas pessoas não residentes ao Concelho da Lourinhã, concretizando assim a missão do CIBV de transformação do património histórico-militar num atrativo turístico dinâmico e competitivo que contribui fortemente para o desenvolvimento local.

Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro

Em 2016 contribuiu para a dignificação dos factos históricos referentes à Batalha do Vimeiro, divulgando assim a Lourinhã, não só em Portugal, mas também no estrangeiro. As Comemorações da Batalha do Vimeiro, com organização partilhada entre esta associação, Município e Junta de Freguesia do Vimeiro , é um evento de grande importância para o concelho e que veio marcar um espaço no calendário anual de animação regional. A Associação para a Memória das Batalha do Vimeiro em muito tem contribuído para levar mais longe o nome da Lourinhã.