ADL – Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã

Publicação

Distinguir publicações sobre o concelho da Lourinhã, e/ou autores residentes ou naturais do concelho da Lourinhã, que tenham publicado livros ou estudos.

A vida em cacos de Florbela Santos

Em A Vida em Cacos, Florbela Santos relata a história dos seus antepassados, a do seu bisavô, e da sua família, baseando-se em factos reais aliados à ficção. Em 1913, António Fernandes emigra sozinho para a América e tudo se altera na sua vida e na da sua família que fica por terras da Lourinhã. Mais tarde, além da saudade, todos sofrerão com uma mentira que, para sempre, mudará a vida dos membros desta família.

A história da Banda da Lourinhã – Amal de Teresa Faria de Sousa

Da autoria de Teresa Faria de Sousa, a obra retrata a existência da instituição cultural mais antiga do concelho da Lourinhã. Em cerca de uma centena de páginas, profusamente ilustradas, o leitor tem oportunidade de conhecer a vida e obra da formação musical, dos seus maestros e diretores.

Museus e diversidade cultural, de Ana Carvalho

O livro Museus e Diversidade Cultural, fruto da tese de doutoramento da autora apresenta-nos uma reflexão sobre o novo papel dos museus. Nos nossos dias, mais do que o acervo museológico importa refletir sobre os públicos. A Museologia contemporânea é tendencialmente mais participativa incidindo esta reflexão sobre museus etnográficos, particularmente o Museu Nacional de Etnologia.