ADL – Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã

Educação

Distinguir instituições, personalidades ou projectos educativos, do concelho da Lourinhã, que tenham demonstrado um desempenho extraordinário em matéria de educação.

Biblioteca Municipal

Pela actividade "Ler Sophia" que durante o mês de Novembro de 2019 dinamizou várias atividades no âmbito das comemorações do centenário do nascimento da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen. Realizaram-se duas exposições alusivas à escritora na Biblioteca Municipal da Lourinhã, a iniciativa "Ler poesia nas ruas da vila da Lourinhã", com poemas espalhados pelas árvores da Praça José Máximo da Costa, e a iniciativa “Rolinhos na Pausa Para o Café”, que promoveu a entrega de rolinhos com poemas de Sophia no café Doce Fantasia, restaurante Avenida e bares das escolas do concelho e da Câmara Municipal da Lourinhã. O pórtico dos Paços do Município foi também alvo de uma instalação alusiva ao tema, elaborado em conjunto com a artista Natália Gomes.

Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Lourinhã

Pela realização da exposição "Uma milha nos meus sapatos", que integrou as atividades de abril, mês dedicado, a nível nacional, à prevenção dos maus tratos na infância. Através de sapatos e fotografias, a exposição pretendeu refletir sobre casos reais acompanhados pela CPCJ da Lourinhã, entre 2014 e 2018. A iniciativa foi um importante contributo para a consciêncialização dos problemas que continuam a existir no nosso concelho, muitas vezes, camuflados nos contextos diários de vida. Decorreu em modo itinerante por todas as freguesias do concelho, durante o ano de 2019.

Oestecim

Pelada cerimónia de distribuição de 4000 Kits de educação ambiental, aos alunos do 4º ano dos 12 municipios do oeste, que decorreu a 9 de janeiro no polidesportivo municipal da Lourinhã. A distribuição deste material pedagógico é uma significativa ferramenta para a educação ambiental dos alunos.