ADL – Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã

Associativismo e Voluntariado

Distinguir Associações do concelho da Lourinhã com capacidade de mobilização dos seus associados e com actividades relevantes na comunidade.

Fundação João XXIII – Casa do Oeste

Tem sede em Ribamar, e foi constituída juridicamente em 1991. Ao longo de mais de 40 anos de existência muitos milhares de crianças, jovens e adultos têm beneficiado desta Casa/Fundação, participando em atividades de formação, convívio e lazer, incluindo cursos, retiros, semanas de estudo, colónias férias, etc.

Agrupamento 489 do Corpo Nacional de Escutas

Desde meados dos anos 70 do século XX que o Agrupamento 489 se dedica a promover, através da Educação não formal, os princípios do fundador do escutismo, propondo aos jovens, pelo espírito de serviço, desafios pessoais e de atividades de serviço à comunidade. Trata-se de uma significativa escola de voluntariado, onde o sentido de comunidade e de utilidade face ao seu semelhante é uma constante, procurando que os jovens se sintam plenamente realizados como indivíduos e desempenhem um papel construtivo e comprometido na sociedade.

Um Dia Pela Vida Lourinhã

Projecto do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, dinamizado por uma comissão local com o objectivo de angariar fundos para a luta contra o cancro. Pela primeira vez, a Lourinhã uniu-se num projeto único que nasceu na comunidade e para a comunidade, envolvendo todo o concelho numa gigantesca acção de solidariedade por uma causa comum. Foram constituídas 66 equipas, com mais de 1000 membros activos e angariaram-se mais de 95 000 €.